Sambódromo RJ

 

Sambódromo RJ

 

O Sambódromo é dividido em 13 setores. O valor dos ingressos de cada setor depende do posicionamento e da vista para a Avenida. Os setores ímpares de um lado e os pares do outro. Os números aumentam em direção ao final da Avenida.
Todos os setores consistem de arquibancadas, frisas e camarotes. As frisas se encontram à frente das arquibancadas, tendo sua fila A, mais próxima da pista de desfiles do Sambódromo. Os camarotes estão localizados entre os setores, e também acima das frisas, logo atrás da fila D, proporcionando uma excelente vista da área de desfile.
Você pode comprar ingressos para qualquer setor. Levando-se em consideração a relação custo-benefício, os setores localizados do meio para o final do desfile são os mais privilegiados em termos de visão do espetáculo, o que os torna mais caros. O acréscimo no preço é indiscutivelmente compensado pelo espetáculo diante de seus olhos.
Somente a arquibancada do Setor 9, popularmente conhecido como Setor Turístico ou Setor nobre, oferecem lugares numerados. Possuem excelentes vistas. Os preços dos ingressos para estes setores são mais elevados porque são mais organizados, e você terá seu lugar marcado por toda a noite, diferente das outras arquibancadas.
O Setor 1 tem somente arquibancada, e fica localizado na área de concentração onde as escolas de samba se aquecem e se organizam antes de seu início. Ingressos para esse setor não são comercializados, e sim dados pelas escolas para sua comunidade.
Setores 12 e 13 têm fileiras de cadeiras numeradas, oferecendo a quem compra conforto e a garantia do seu lugar marcado por toda a noite.
 

Perguntas Frequentes:

1 - Qual a idade mínima permitida para crianças assistirem os desfiles?
R: Com o intuito de preservar a integridade do sistema auditivo das crianças, o Juizado da Infância e da Adolescência da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro estabeleceu o limite mínimo de idade de 05 anos (completos) para o ingresso no Sambódromo, durante os desfiles carnavalescos. As autoridades podem, inclusive, exigir a apresentação da Certidão de Nascimento da criança.


2 - O que é permitido levar em bolsa térmica? Em que quantidade?
R: O espectador poderá levar até 02 (dois) vasilhames plásticos de 500 ml com bebida (água, suco, refrigerante ou cerveja) e até 02 (dois) itens de alimentação (fruta, salgado ou sanduíche). CONTINUA PROIBIDA A ENTRADA DE ISOPORES, GARRAFAS DE VIDRO, SACOLAS, ARMAS, OBJETOS CORTANTES, FOGOS DE ARTIFÍCIO E SINALIZADORES.

 

03 – Qual o horário de abertura dos portões do Sambódromo nos dias de desfiles oficiais?
R: Às 18h30.

 MAPA DO SAMBÓDROMO


 


Como chegar ao Sambódromo
Como sugestão para que sua chegada ao Sambódromo seja da melhor forma possível e também mais segura, oferecemos um Serviço de Transfer do Sambódromo. Verifique nossos preços.
Você também pode chegar de metrô, ônibus ou simplesmente tomando um táxi. Lembre-se de que estes meios de transporte o deixarão a uma distancia do Sambódromo que requererá algum tempo de caminhada.
Não há conexão entre os lados par e ímpar. Sua rota para o Sambódromo vai depender do seu setor.
 

Metrô
Funciona nos dias de Carnaval até as 23h de terça-feira, com intervalos de 10 minutos. É rápido, porém lotado nos dias de Carnaval. É a melhor opção para deixá-lo mais perto do Sambódromo, comparado com os ônibus de linha e táxis sem credenciais, que o deixarão a uma distância razoável do seu setor no Sambódromo.
 

Setores Pares
O melhor acesso aos setores pares é a estação Praça Onze. Uma vez fora da estação, vire duas vezes à direita e depois siga em frente. Para os setores 10 e 12, tomar Rua Carmo Neto e caminhar pela Av. Prof. Salvador de Sá. Você verá o Sambódromo rapidamente.
 

Setores Ímpares
A estação mais próxima é a Central. Desça nessa parada e siga o fluxo das pessoas, pois certamente a maioria estará se dirigindo ao mesmo local que você. A estação esta a menos de um quilometro do sambódromo, e ao longo do caminho você verá carros alegóricos e o famoso Terreirão do Samba. Depois de passar por eles, dobre à esquerda e continue até achar o seu setor, identificado por grandes placas bastante visíveis.
 

Quando chegar
As portas abrem às 18h30. Algumas pessoas que não possuem ingressos para lugares numerados costumam chegar cedo para garantir os melhores lugares.
A abertura dos desfiles é feita pelo Rei Momo, que atravessa a avenida saudando os espectadores.
Em média uma pessoa assiste a um numero que varia de 3 a 5 escolas de samba. Assim, chegando por volta das 21:30h você chegara no momento em que a festa terá atingido o seu auge. Se você possuir um ingresso de arquibancada, sem lugar marcado e está saudável o suficiente para a maratona de 12 horas, chegue cedo e sente-se onde quiser.
 

Como se vestir
Use o que você preferir. Não há regras nem normas com relação ao que vestir para o desfile de Samba (lembre-se que as pessoas no Rio usam roupas descontraídas mesmo para ir a eventos mais sóbrios). Celebridades e ilustres anônimos ocupando as frisas tendem a se produzir um pouco mais. Nas arquibancadas a regra é ser o mais informal possível. Use roupas muito leves, uma vez que normalmente é quente durante toda a noite, mas opte por usar cores escuras para não ficarem visivelmente muito sujas. Uma capa de chuva não é má idéia, pois deve ser considerada a eventualidade de uma chuva de verão.
 

Localização
O Sambódromo localiza-se na região conhecida como berço do samba. Começa na Avenida Presidente Vargas, perto da Praça Quinze e termina na Rua Frei Caneca. A grande praça ao final da avenida é coroada por um imenso e memorável arco de concreto, chamada de Praça da Apoteose. A avenida foi batizada Professor Darcy Ribeiro, tendo em vista que foi ele quem idealizou os desfiles em uma estrutura fixa, pois anteriormente as estruturas eram montadas para o evento. Trata-se de uma passarela de aproximadamente 700 metros de extensão.
 

Facilidades
Há bares com comidas e bebidas, banheiros em cada setor Sambódromo. Além disso, todos têm acesso, a área livre, um espaço que existe por trás das arquibancadas no Sambódromo, onde com restaurantes, sorveterias, lojas de souvenirs e mais banheiros.
 

Segurança
Nos dias de desfile, o Sambódromo é considerado o lugar mais seguro na América do Sul. Há uma concentração muito elevada de celebridades internacionais, políticos e membros de famílias reais entre a multidão. O Sambódromo é cercado por grades enormes pelas quais ninguém pode passar sem ser revistado, por razões comerciais e de segurança.
 

O que levar
Esteja preparado para o fato de que apenas sanduíches estarão disponíveis no Sambódromo. Você pode também levar recipientes de plástico com bebidas e alguns alimentos, como sanduíches e frutas. Isopor, garrafas, vidros e fogos de artifícios são proibidos.
Guarda-chuvas não são uma boa idéia, pois podem facilmente atrapalhar a visão de quem estiver atrás de você assistindo aos desfiles.
Como a noite do desfile é muito longa e vai até o amanhecer, algumas pessoas levam pequenas almofadas para sentar e assistir mais comodamente ao espetáculo.
Por precaução, leve sempre papel higiênico, pois ao longo da noite ele vai se tornando escasso nos banheiros do Sambódromo. Outra boa pedida é levar binóculos para ter uma melhor visão do desfile.
Você pode levar qualquer tipo de câmera fotográfica ou câmeras de vídeo manual (câmeras de vídeo profissionais, no entanto não são permitidas), etc., é totalmente seguro dentro do Sambódromo. Mas tome Cuidado! Apenas exiba estes equipamentos dentro da área do Sambódromo, evite mostrá-los fora do Sambódromo.